A equipe da Agência Espacial Europeia (ESA), responsável pelas atividades de divulgação científica relacionadas ao telescópio Hubble quer a ajuda dos internautas para revelar os tesouros escondidos no precioso acervo do equipamento.
Lançado com esse intuito, o concurso "Tesouros Escondidos do Hubble" (Hubble's Hidden Treasures) convida exploradores do espaço e do ciberespaço a colaborar diretamente com a divulgação da astronomia, trazendo a público, até 31 de maio de 2012, imagens inéditas do telescópio.
Embrenhando-se pelas minas do rei Hubble, o usuário certamente encontrará muitas candidatas a pepitas cosmológicas. Ao escolher uma delas, poderá ajustar parâmetros de cor e exposição com a ferramenta de edição disponibilizada no próprio site e, depois, postá-la no grupo criado para o concurso na rede social Flickr. As dez melhores combinações de beleza e originalidade serão premiadas e o explorador-artista por trás da grande vencedora levará um iPod Touch.
Com a abundância de belas imagens, fazer um achado nessa aventura não é tão difícil. No entanto, como toda caça ao tesouro que se preze, o percurso não é simples. Além de concorrer com milhares de competidores, é preciso decifrar os códigos do Hubble – tarefa que, se não chega a estar repleta de armadilhas nem a ser complexa como um criptex, tampouco é muito intuitiva.
Apesar de pequenos contratempos, a aventura é interessante. É divertido explorar os recantos do universo, observar suas fascinantes formações e admirar nossa pequenez enquanto brincamos de arquiteto da criação, colorindo estrelas, nebulosas e galáxias.
Mais informações no site: http://www.spacetelescope.org/projects/hiddentreasures/
(Fonte: Revista Ciência Hoje)
Nenhum comentário:
Postar um comentário