Estudo do Instituto Oceanográfico Scripps, dos Estados Unidos, revela que aumentou cem vezes nos últimos 40 anos a presença de resíduos plásticos no Oceano Pacífico.
A degradação dos resíduos descartados no mar causa mudanças ambientais, como a multiplicação de um inseto marinho que necessita de plataformas flutuantes para se reproduzir.
De acordo com o estudo, divulgado no site da organização no dia 8 e coordenado pela cientista Mirian Goldstein, foram achadas elevadas quantidades de ovos do inseto Halabates sericeus sobre fragmentos de plástico. "A poluição fez bem para a população desse inseto", diz Mirian.
De acordo com Mirian, os peixes que vivem na zonas intermediárias dessa região do Pacífico ingerem em torno de 12,000 toneladas a 24,000 toneladas de resíduos plásticos por ano. Segundo a pesquisadora, a elevada quantidade de plástico encontrada no mar pode repercutir negativamente no conjunto de seres vivos.
A grande quantidade de plástico no mar se deve ao chamado giro do Pacífico Norte, um sistema de circulação da água que cria uma zona de convergência nas vizinhanças do Havaí e da Califórnia."Historicamente não temos sido muito bons em impedir que o plástico chegue ao oceano", diz Mirian.
(Fonte: Site Terra - Meio Ambiente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário