sábado, 6 de outubro de 2012

Cientistas na Holanda identificaram cinco genes que determinam o formato do rosto humano.


Em um estudo com mais de 10 mil pessoas, publicado esta semana na revista científica Plos Genetics, os cientistas usaram imagens feitas a partir de ressonância magnética para analisar as diferentes características do rosto de cada um. A partir destas imagens e de retratos fotográficos, eles calcularam os comprimentos de cada rosto.

Em seguida, eles verificaram quais genes essas pessoas com características físicas parecidas tinham em comum - em uma análise conhecida como "associação genômica ampla".

A equipe da Erasmus University Medical Center de Rotterdã, na Holanda, acredita que o formato e os traços do rosto humano são definidos pelo genes PRDM16, PAX3, TP63, C5orf50 e COL17A1.

Os autores do estudo acreditam que a descoberta pode ter repercussões importantes no trabalho de peritos forenses. A teoria é de que a polícia será capaz de reconstituir o formato do rosto de um suspeito a partir do DNA encontrado na cena de um crime. No entanto, eles admitem que esse tipo de tecnologia ainda está longe de ser desenvolvida.

"Estes primeiros resultados são animadores e marcam o começo de uma compreensão genética da morfologia facial humana", disse Manfred Kayser, que liderou o estudo na instituição holandesa. "Talvez em algum tempo seja possível desenhar um retrato 'fantasma' de uma pessoa baseado unicamente no DNA deixado para trás, o que pode ter aplicações interessantes em campos como a perícia forense."
(Fonte: BBC Brasil)

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Britânico inventa carro movido a ar congelado


O inventor britânico Peter Dearman está chamando a atenção da indústria com seus motores movidos a ar líquido resfriado. A invenção, que vem sendo desenvolvida há 40 anos pelo inglês, usa ar resfrido a 190ºC negativos e já movimenta o carro dele.

A invenção usa ar resfrido a 190ºC negativos e já movimenta o carro de Dearman.

O primeiro protótipo foi um motor de cortador de grama modificado. Décadas depois deste invento, muitas indústrias vêm se interessando pelo motor de Deaman. Principalmente, depois que uma usina elétrica também descobriu novo uso para ar líquido congelado.

O equipamento consegue armazenar a energia produzida durante a noite por usinas eólicas. Um dos grandes dilemas das fontes renováveis - como a eólica ou a solar - é justamente o que fazer com a energia gerada em momentos de baixa demanda, como a noite, por exemplo.

(Fonte: BBC Brasil)